sexta-feira, 13 de junho de 2008

Os dois Pedros (ficção)

1864. Feliz pelo retorno á esta ilha que admirava tanto, o Emperador dessembarcou do pequeño vapor que o trazía do Abrao. Á sua chegada nao lhe faltaram honras nem demonstraçoes de carinho. Embora nesta fazenda nao houvesse os luxos e a suntuosidade de aquela outra (a do Holandés) onde costumara se albergar, lá na Corte aceitou de bom grado o convite do seu amigo e sósia e já estava aquí, nas vésperas da boda.

No salao da casa grande a orquestra ensaiava a valsa dos noivos e outras peças familiares ás senhorinas e senhores que sonhavam com a aristocrática possibilidade de obter algún favor da visita de Pedro. O emperador manifestou seu desejo de percorrer as plantaçoes e a sua preferencia de faze-lo montado a cavalo e nao na carruajem. O coronel o acompañaba. Juntos deram as costas para o mar, que parece desfallecer nesta praia, e também para o murmullo lisonjeiro de convidados e achegados. Subiram a serra por uma estrada principal, da qual saíam varias bifurcaçoes dividindo os plantíos e facilitando a lavoura. Atrás da fazenda do alongamento nao havía clima de festa, quanto mais para cima, mais longe do frescor dos rios o sol rajava os lombos pretos avermelhados dos esclavos dos cafezáis.

Ao lento e esforzado ritmo dos cavalos, os dois Pedros dissertavam sobre as exportaçoes, o café Express e a presao da Inglaterra. Sem dize-lo, mas quase, o Coronel alegrou-se do seu filho passar a nao depender mais da fazenda para ter uma boa vida. Agora médico, o primeiro profissional da familia e até da regiao…disso enorgulhava-se Pedro Antonio ao ponto de cavalgar com o emperador sintindo-se á mesma altura. O nobre aproveitava os interlúdios do seu amigo para fotografar, coisa que nao despertara grande curiosidade no fazendeiro pois muito a pesar seu lhe invejava visceralmente o entusiasmo. Entusiasmo que visceralmente combatía no seu filho Joaquím quando discutíam de política. Nao era verdade que ele devesse seu sucesso ao dinheiro da sua familia, ao seu fervor de juventude nem até á sua espontaneidade de ilhéu. Havía nele um brilho que embora nacido dainteligência e da dissidência, abría-lhe todas as portas. Também a da alma do seu pai que lhe amava mais do que aos seus outros seis filhos.

Os dois Pedros reiniciaram a marcha e os parlamentos. Desta vez conversarom sobre os a baixa de taxas ás exportaçoes do café e os benefícios que lhe acarretava ao imperio. Justamente sua íntima amizade de pouco tempo havía-se consolidado na base do respeito mútuo das alternancias entre palavras e mutismos. E também entre verdades humanas e mentiras políticas. Tal vez seja por isso que o Emperador nao tirava fotos das lavouras e muito menos dos negros aos quais evitava objetivar. Posso sentir que ambos nas profundezas das suas importancias sabíam que nada é para sempre. O nobre havía mamado Heráclito, aos dezeséis anos já discutía com seu instrutor a filosofía viqueana, conhecía como ninguém os fundamentos da Revoluçao Francesa. A república amenaçáva-os de maneira igual, mas cada um tinha seus medos e seus interesses. O Coronel tinha dificuldade em conciliar liberdade e progresso económico, por isso dizía sempre para Joaquím que nao iría para lugar algúm se vociferava esses ideáis revolucionários e muito menos se expunha para a familia da noiva sua empatía com as idéias de kardec. Pedro quería que o emperador o nomeasse médico oficial da Corte, e tinha esperanzas pois Pedro II estivera presente na sua formatura e por isto já o distinguía.

Depois de uma hora subindo, estavao no cume do morro. A vista era un presente digno duma majestade. Aquí no topo conservávase ainda uma floresta exuberante pelo meio da qual passava a estrada para o outro lado da ilha, comunicando a Fazenda do alongamento com uma outra. Dava para ver de em ambas ladeiras os plantíos organizados de café, mulho, cana e mandiocáis. Nos sítios mais húmidos estavao os bananais e alguns pequenos arrozáis para o consume interno das fazendas. Também podíase ver –e como nao- um casarao de doze pilastras cuyo telhado se distingüía na inmensidad verde da ladeira leste. Pedro José aprimorou-se em complacer a mirada expectante do ilustre convidado. Esa fazenda lá é do meu amigo Jordao da Silva Vargas e da sua esposa, le disse ao interromper abruptamente a discussao que mantinha com o feitor, por causa dum escravo fugido. “esses cabiúnas estao cada vez mais hazanhados. Veja sua Majestade, aquí estamos com um problema sério. Três fugiram da Fazenda de Dois Ríos, recém desembarcados. O capitao da fazenda de lá chegou pegar um, mas já estava morto de picada de cobra. Estamos preocupados pois dizem poraí que a gente nao os acha pois estao enquilombados em algúm buraco da Pedra d’Agua”. O Ilustre convidado nada respondeu. Só acompanhava o relato de Pedro asintiendo, mas nao podía disfrazar sua amargura. Tal vez já havía razoes suficientes para permitir a intromissao inglesa na guarda costeira, mas ele sabía que esa nova aristocracia feudal conhecería logo a decadencia. Para que sacrificar a própria cabeça. A historia no seu giro permanente lhe dava a certeza de que os frutos maduros despencam naturalmente. Entao, meu amigo, que me diz acerca de tanta beleza e fartura, perguntou o Coronel. È tudo muito preciosso, falou Pedro e denotando uma certa melancolia, depois de uma pausa e um suspiro acrecentou: entristece-me notar que só havéis deixado floresta nos topos dos morros. Que decepçao para o Coronel trazíam essas palabras. Por algums momentos havía chegado pensar que eram pares, mas agora sabía que para quem recebía grande parte dos lucros da explotaçao rural do Brazil era-lhe fácil condenar a capina do Jardím do Eden. “É verdade, sua Majestade”, lhe disse someramente y fazendo que percibía naquele momento ademora do passeio, o convidou para retornar á praia, onde os preparativos fináis para o casamento nao dispensavam sua presenta. Havía que escolher os animais para a festa, as galinhas, os bois, o porcos. Também havía que levar logo as pacas que o feitor caçou enquanto percorria a floresta na busca do fugido. Na verdade nao era só esse o interesse de Pedro José, senao também aproveitar a curta e honrosa visita do Imperador para entroçar seu filho médico na Corte.

Pedro já havía alertado Joaquín para nao expor de cara suas idéas religiosas, pois isso podería complicar as coisas. Imaginava que ao Emperador nao lhe interessara incluir nenhum elemento revolucionário entre seus achegados, sendo que era uma época na que para manter o regime imperial havía que ser exímio tecedor dos fíos da política e da economía. Interrompendo novamente o silêncio que marcou seu retorno á casa, disse ao Ilustre que seu filho era seus olhos. Havía herdado a inteligencia da mae e a sua determinaçao. Será uma pérola para o Imperio, disse o Coronel. Pedro II concondou, assim com essa diplomacia que os bons costumes marcavam desde sua infancia. Deu um sorrisso ao jolgorio das gentes que da casa grande saíam para recebe-los de regreso. Duas negras carregarom as pacas ao ombro e rápidamente foram banha-las em agua fervente para tirara os pêlos. Uma outra escrava trouxe as facas com as que abriras as barrigas espaldando as tripas que uns vinte cachorros e gatos disputarom nos fundos, á beira da cachoeira.

Na janta, Joaquín estava radiante, ansioso por discutir com Pedro(seu pai ou o outro) sobre cómo as almas viven varias vidas no camino da perfeiçao, quería muito poder dizer públicamente como era capital que o homen soubesse que o que faz o for fazer em esta vida condicionava necesariamente as próximas existencias. Sentados á mesa, o filho de Pedro Antonio tentava aproveitar cada intérvalo na conversa buscando nos seus olhos uma atençao particular.

O Imperador, com essa sabiduría que vêm de conhecer tantas pessoas notou sua impaciencia e dirigiu-lhe uma mirada que semeou expectativas no resto dos começáis. Segundos depois lhe disse. Jovem Joaquín, conheço as ideáis de Kardec. Ao contrário do que me disse o meu grande amigo o Coronel, seu pai, muito me temo que com os seus pensamentos, mais do que uma pérola para o império, possa se tornar a maçã podre do Regime.

Pedro José e Emília Joaquina jamás esqueceríam do vexame. Embora seu filho e sua Majestade riram muito depois disto.

Nenhum comentário: