domingo, 18 de maio de 2008

As ruinas do periodo colonial

Há três anos a gente faz expediçoes em busca de vestígios da arquitectura, da lavoura e das modificações naturais (detectáveis) da época dos engenhos açucareiros predominantes até o séc. XIX e das fazenda de café do séc. XIX. Quem conhece a Ilha Grande sabe que nao é fácil percorre-la fora das trilhas. A emoçao é sem par. Horas e horas andando, as vezes desbravando. Você nao imaginaría que nessa imensidao verde e quasse impenetrável possa algúm día ter havido uma vila, uma senzala, uma casa grande, armazéins. Mas, de repente, descubríamos algumas pilastras...terraplenagens seguros sobre muros secos (sem massa), pedras sobre pedras montadas com o trabalho de profissionáis e dos escravos que as carregarom. Nossa atençao concentra-se na área sul da Ilha, a que vai de Praia da Tapera até Gruta do Acaiá. Ainda bem que tiramos varias fotos, pois todo vestígio histórico deste lado da ilha está sob o comando da natureza que dia após dia empenha-se em derruir a açao do homem. Assim, o pouco que restou dos saqueios e dos avatares tropicais balbucéia ainda antes de sumir uma história que precissa ser contada em detalhes. Com esse ambicioso objetivo tenho mergulhado em toda bibliografía que acho, em algúns documentos como Livros de Registros de Terras e também colhí depoimentos dos antigos moradores. Como a internet é um fantástico meio de comunicaçao, convoco toda pessoa que queira aportar seus conhecimentos, fotos, dar dicas ou discutir idéias sobre este assunto. Espero que juntos posamos contribuir á recuperaçao da memória histórica da ilha, que é a melhor forma de preservar sua cultura.

3 comentários:

Renato disse...

Olá Fabiana!
...Legal encontrar alguém de Ilha Grande no blogger!
Estive por aí recentemente (feriadão de São Jorge - 24 abril)com minha família.
Amamos a ilha! Passeamos bastante (a pé, de barco etc.).
Achei sua causa bastante nobre, por ser tão necessária e sacrificiosa. Não é na minha área de atuação mas achei muito o seu empenho fantástico!
...Engraçado, te achei procurando por pessoas interessadas em música clássica...
Estou terminando Licenciatura em Letras (Português - Inglês) na Uniabeu (Belford Roxo - RJ) e no restante do meu tempo atuou como professor (em formação) e canto.
Gostaria muito de fazer uma apresentação musical por aí... Quem sabe não aparece uma boa oportunidade...?
Gostaria que visitasse meu blog:
http://matermusica.blogspot.com
Aguardo seu comentário, ok?!

Um abraço!

fabiana inés disse...

Oi, Renato! agora que penso melhor...a minha causa é nobre mas muito ambiciosa, não? vou dar uma visita no seu blog. Obrigada pela atenção e se decidirem voltar para a ilha, terei muito prazer em recebé-los aquí na Praia da Cachoeira

eugenia disse...

Oi querida! finísimo teu blog. Adorei a fotos y o teu relato com 'sotaque' de novela historica.

Parabems!